quinta-feira, 26 de março de 2015

Hidratação: estou fazendo corretamente?


Esta semana foi a comemoração do Dia Mundial da água com o tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”. Aproveitando este tema de discussão, voltarei a falar um pouco sobre hidratação, de extrema importância, já que nosso corpo possui de 50 a 70% de líquidos. Ela está envolvida em todos os processos químicos para utilização dos nutrientes e principalmente na termoregulação.
Primeira dúvida que normalmente as pessoas me fazem é o quanto de água a ser ingerido, temos uma conta que é 1 mL por cada Kcal ingerida ou mesmo 30 a 35 mL por kg de peso. Isso não considerando que em algumas situações o dispêndio de água é maior pelo suor, como em exercícios extenuantes ou mesmo em dias mais quentes ou com a umidade relativa baixa.
Algumas dicas:
- beba água aos poucos, a cada hora para melhor absorção. Não devemos tomar água só quando estiver com sede, pois o mecanismo de sede já indica que o corpo já está pedindo socorro;
- Água um pouco gelada tem a sua absorção aumentada;
- Para saber o quanto beber na hora do exercício, veja a diferença de peso em uma hora;
- a combinação de água e sódio em bebidas isotônicas ajuda a absorver melhor o carboidrato, mas cuidado com a sacarose e os corantes artificiais presentes em algumas destas bebidas.

Economize água, já que é um bem finito, mas não deixe de se hidratar!

quinta-feira, 19 de março de 2015

Chocolate: de vilão a um poderoso aliado à saúde!

Esta semana escrevi no blog da academia Planet Sport e resolvi escrever aqui também para vocês verem que bem dosado, o chocolate tem vários benefícios!
O chocolate originou do México, onde maias, incas e astecas cultivavam a árvore do cacau. Tentação nesta Páscoa, muitos temem o seu consumo, mas na verdade ele trás inúmeros benefícios, que se bem dosado, você só vai aproveitar!
Isso porque ele é rico em flavonoides, potássio, fósforo, cobre, ferro, zinco e magnésio. Na sua composição, o ácido graxo esteárico, que contribui com 30% do montante da sua gordura, não eleva o colesterol, por ter um comportamento diferente das outras gorduras saturadas. E para dar aquele sossega leão, tem o ácido valérico que age como redutor do estresse, mesmo tendo cafeína e teobromina, que são estimulantes!Olhe só o quanto ele contribui para a nossa saúde: 
  • Diminui a pressão arterial;
  •   Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
  • Reduz as cáries, provável ação de glicoproteínas, polifenóis e caseína da sua composição;
  •  Melhora o humor, pois aumenta a serotonina, um neurotransmissor do bem estar;
  •  Aumenta a cognição.

Só cuidado com o chocolate branco e o ao leite, que tem maior conteúdo de gordura e açúcar, que podem afetar a sua silhueta! Ainda, a presença do leite no chocolate ao leite pode interferir na melhor absorção dos flavonoides, comprometendo seus efeitos benéficos.
Acreditem vocês que foi feito um estudo com obesos (FARNAT G. et AL, 2014) e observaram que o chocolate aumentou a saciedade, diminuiu a fome pelo efeito da epicatequina e quercetina, aumentou a utilização de gordura e diminuiu a formação de gordura: PERFEITO!
Logo, aproveite os benefícios do santo chocolate, mas claro, sempre com parcimônia e equilíbrio!
Uma ótima Páscoa!
Até breve!

Patrícia